quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jornal publica projeto de Meio Ambiente do Prof. Valdir (4ª"A")




Nós todos precisamos da terra para viver bem. Essa é a lição principal que o projeto O meio ambiente é a casa da gente transmite aos 120 alunos do Caic Santa Paulina, do Paranoá. Organizado e mantido pelo professor Valdir de Castro, o projeto, iniciado em junho de 2009, transformou um antigo depósito de entulho da escola em um jardim.

— Aqui eles aprendem a ter convívio diário com os animais, as plantas. Quando se fala em meio ambiente, muita gente pensa em florestas ou oceanos e se esquecem do próprio meio onde vive, diz o professor. Valdir explica também que o projeto leva o tema para a sala de aula e conjuga todas as disciplinas, além de incluir as famílias, enviando vídeos explicativos.

Depois de três meses de trabalho, os alunos chegam ao jardim e recolhem qualquer lixo que esteja por lá e começam a trabalhar, mesmo sem a indicação do professor.

— Eu estou cavando a terra para a água entrar e chegar até as plantas. Gosto mais de regar. Lá em casa eu rego o feijão e a laranja que eu plantei, conta José Jefferson Monteiro, 9 anos. O carinho com a terra e o meio ambiente cresce com o próprio jardim.

— Gosto de ver o que eu plantei crescendo. No começo não gostei da ideia de me sujar de terra, mas agora eu sei que não precisa ter nojo de nada disso, afirma Flávia Cristina, 10 anos, que plantou uma pimenta.

Outra parte do projeto é o trabalho com reciclagem. As crianças recolhem material reciclável e fabricam brinquedos. Alexandre Rodrigues, 11 anos, construiu um barco com garrafas pet.

— Todo mundo pode ajudar a salvar o mundo. A gente está fazendo a nossa parte, diz o menino que tem ainda mais um motivo para cuidar do meio ambiente: teve uma suspeita de dengue. Essa doença aparece mais onde tem água parada, pneu abandonado. Tem que evitar essas coisas.

O projeto deu tão certo que até ex-alunos voltam para ver como estão as plantas de que eles cuidaram. Agora, a turma vai catalogar as espécies da fauna e da flora da escola, com a ajuda do que aprendem em visitas ecológicas, como ao Parque Nacional e ao zoológico.

Fonte: Jornal Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário