segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Posse dos diretores e vice-diretores eleitos


Emoção e aplausos marcam posse coletiva dos gestores da SEDF

Na manhã desta segunda-feira (10), foi realizada a cerimônia de posse coletiva dos gestores eleitos pelo voto direto, do processo de gestão democrática, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Com presença de autoridades e profissionais da educação, o dia entra para a história da Educação do DF
Na manhã desta segunda-feira (10), foi realizada a cerimônia de posse coletiva dos gestores eleitos pelo voto direto, do processo de gestão democrática, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi todo ocupado por profissionais de educação e autoridades, que marcaram presença no evento que teve o objetivo de ser a aula inaugural do curso “Gestão para uma escola democrática: desafios e possibilidades”.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, parabenizou os gestores eleitos e afirmou que a eleição teve um significado muito importante para o Distrito Federal. “Essa eleição é um marco na educação pública do Distrito Federal. O nosso objetivo é fortalecer a nossa educação pública, a escola pública, os nossos gestores”. O governador afirmou que para atingir esse objetivo, o Governo do Distrito Federal irá investir nos gestores eleitos, seja com cursos e, também, tecnologia. “Vocês vivem o dia a dia das escolas e por isso vão buscar a boa qualidade do ensino em cada uma delas”.
Segundo o Governador Agnelo, hoje, no Distrito Federal há cerca de 65 mil analfabetos, nas áreas mais vulneráveis da capital. “Nós sabemos onde eles estão e nós vamos alfabetizar os pais dos nossos alunos, para que eles possam dar melhor qualidade de vida para essas crianças”. Aplaudido, o governador disse, ainda, que é meta do governo, disparar o processo de escola em tempo integral. “É um processo que precisa começar de forma correta e participativa e tenho certeza, que tendo o apoio de vocês, vamos conseguir”, finaliza.
Para o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, o dia de hoje ficará marcado como um dos mais importantes para a Educação do DF e, sobretudo para o Governo do Distrito Federal. “É um dia que reflete algumas ações, que nós educadores, profissionais de escolas, alunos e pais, efetivamos não como uma ação do estado, mas da sociedade, com a participação efetiva, democrática”.
Em seu discurso, o professor Denilson anunciou a assinatura imediata de uma portaria, que disponibiliza supervisores para as escolas com mais de 300 alunos. “Sabemos que a iniciativa irá atender 106 escolas. Esses profissionais darão apoio na área pedagógica”, afirma. O secretário deu outra boa notícia aos participantes. “Será assinada, ainda hoje, a portaria com a distribuição do quadro de valores do PDAF, para que recursos mais amplos cheguem até a escola e o quanto antes”. Muito aplaudido, o secretário disse, ainda, que até o final de dezembro, 200 escolas receberão novos parques infantis.
Para o presidente da Câmara Legislativa, o deputado Patrício, é necessário que tenhamos a capacidade de romper paradigmas e a gestão democrática é um passo para isso. “Nós temos no Distrito Federal as melhores escolas públicas do Brasil, os melhores educadores e educadoras, os melhores alunos. É preciso motivá-los”.
Patrício disse, ainda, que é preciso abrir as portas das escolas, envolver a sociedade, pra que possamos ter as crianças e adolescentes da capital, longe das drogas. “Isso só será possível, se nós enquanto gestores públicos e governantes, nos empenharmos e reconhecermos que é através da educação, da escola pública, que nós vamos ter uma sociedade mais justa, uma sociedade igualitária”.
O diretor da Escola Classe 66 de Ceilândia, Marcos Anderson Bezerra de Souza, discursou representando todos os profissionais de educação eleitos pelo voto direto. Para Marcos, a solenidade, marca a festa da democracia das escolas públicas do Distrito Federal. “Estamos aqui, representando toda a vontade da comunidade escolar do DF. Hoje, 10 de setembro, não é somente um marco histórico, para todos os trabalhadores da educação, mas para toda a sociedade brasiliense”.
Com suas palavras, Marcos lembrou que após 12 anos estão tomando posse os diretores, diretoras e seus vices, todos eleitos democraticamente. “Após um processo belíssimo de mobilização social, onde tivemos a oportunidade de uma intensa reflexão sobre os rumos da educação, estamos pavimentando, um novo caminho, não só para as nossas escolas, mas também, para a educação do Distrito Federal”, completa.
Foram chamados ao palco, para recebimento de certificado, diretor e vice da Escola Classe 314 Sul e Centro de Ensino Polivalente, pela excelente colocação dos índices do Ideb. A diretora e a vice-diretora do Centro de Ensino Médio Setor Leste, receberam homenagem por terem obtido a classificação da escola, como finalista pelo Prêmio Gestão Escolar 2012.
Os participantes foram recebidos com um café da manhã. A abertura oficial do evento contou com a apresentação musical da aluna do Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho, Nicole Luz, que encantou os presentes com sua voz firme, além da presença de palco, quando entoou a capela do Hino Nacional Brasileiro. O grupo Madrigal de Brasília, da Escola de Música de Brasília, da SEDF, apresentou peças musicais sob a regência do professor Wellington Fagundes.
A mesa foi composta pelo governador do DF, Agnelo Queiroz; a primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, o presidente da Câmara Legislativa do DF, o deputado Patrício; o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa; os deputados federais Roberto Policarpo e Érika Kokay; os deputados distritais Israel Batista, Chico Vigilante e Wasny Roure; a representante das comissões Central, Regionais e Locais das eleições para gestores, a subsecretária de Logística da SEDF, professora Reusa Durço; o diretor do SINPRO-DF, Claudio Antunes Corrêa e, ainda, o diretor do SAE-DF, Denivaldo Alves do Nascimento.
As eleições diretas para gestores e membros de conselhos escolares, ocorridas no dia 22 de agosto, nas escolas da rede pública de ensino do DF registraram 1,2 milhões de votos. Cerca de 260 mil eleitores, elegeram os representantes de 649 instituições de ensino.
O curso – “Gestão para uma escola democrática: desafios e possibilidades”.
O curso “Gestão para uma escola democrática: desafios e possibilidades” será oferecido pela Escola de aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), no período de 10/09/2012 a 29/05/2013. O curso está previsto no Artigo 60 da Lei nº 4.751, de 07/02/2012 (Lei de Gestão Democrática), cujo objetivo é qualificar os gestores eleitos pelo voto direto, das instituições educacionais da SEDF para o exercício de suas funções, compreendendo as dimensões política, administrativa, financeira, pedagógica, cultural e social.
A primeira aula do curso foi o dia da posse dos gestores, diretores e vice-diretores, e membros de conselhos escolares. A próxima aula, será no dia 24/09/2012, no auditório da EAPE, de 8h30 às 12h ou de 14h30 às 18h. Os gestores, tanto os diretores, como os vice-diretores devem participar em um dos turnos, devendo optar por horários diferentes. Neste dia, será entregue a ementa do curso, além de estar programada a apresentação da estrutura organizacional da SEDF e do ambiente virtual de aprendizagem.
O curso será ofertado na modalidade presencial e à distância, com carga horária total de 180 horas, sendo 68 horas diretas, 32 indiretas e 80 horas no ambiente virtual de aprendizagem.
Mais informações do curso podem ser obtidas pelo e-mail gestaodemocrática.eape@gmail.com ou pelo telefone 3901-3198.

Nenhum comentário:

Postar um comentário